sábado, 17 de setembro de 2011

Cursos EaD são apostas de faculdades

Há previsão de que, em pouco tempo, o número de alunos de ensino a distância possa superar os presenciais

A distância está apenas no nome. São mais de 900 mil alunos de todas as partes do país, e até do exterior, interligados por meio da tecnologia via satélite em salas de aula. A chance de obter formação profissionalizante com custos menores e mais flexibilidade de horários é o diferencial para quem busca os cursos de Educação a Distância (EaD).

A Associação Brasileira de EaD estima que mais de 2 milhões de alunos se formaram em uma das 1.764 instituições de ensino credenciadas para ofertar vagas em diversas áreas do saber em todo o país.
Em Ribeirão Preto, os interessados encontram pelo menos sete instituições de EaD para graduação e pós-graduação. E a aposta é de crescimento, com mais cursos ofertados e o crescente interesse dos alunos por novas tecnologias.

Para o coordenador do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Unesp, Klaus Schlünzen Junior, não é possível comparar cursos presenciais e a distancia. "O significativo aqui é potencializar o uso das tecnologias para oferecer educação de qualidade para essas pessoas", afirma.
Otimismo

Dos 35 mil alunos das Faculdades COC, 25 mil são de EaD. Eles estão espalhados pelos 140 polos em 23 estados brasileiros e Distrito Federal, além do Japão. Com a mudança de status para Centro Universitário, novos cursos serão abertos no próximo mês.

"Hoje exploramos um décimo do potencial que podemos explorar nos próximos anos", afirma o presidente do SEB (Sistema de Ensino Brasileiro), Chaim Zaher. O crescimento previsto é de 50% ao ano e a conquista de 150 mil alunos em cinco anos.

Os cursos de EaD duram o mesmo tempo de um curso presencial, mas custam até 30% mais barato. "A dedicação do aluno precisa ser redobrada. Além da disciplina para estudar, o aluno deixa de ser ‘assistidor’ nas aulas presenciais e precisa prestar atenção o tempo todo", explica o diretor nacional de EaD do SEB, Jeferson Fagundes.

Segundo ele, em dez anos, os alunos de EaD devem superar os presenciais. No Centro Universitário Barão de Mauá, 24 cursos são oferecidos nas áreas de educação, jurídica, de negócios e MBA.
São alunos de todos os estados brasileiros para pós-graduação com duração de 12 a 18 meses. Além de material impresso, as vídeoaulas contam com auxílio de DVD e MP4. Nos encontros presenciais trimestrais, são realizadas as avaliações.

As avaliações dos cursos EaD são feitas por meio dos mesmos exames aplicados nos cursos presenciais. Para o professor especialista Klaus Schlünzen Junior, da Unesp, esse é um mecanismo seguro de monitoramento. "Incentivamos os alunos a distância a participar dos exames nacionais de avaliação, o que os coloca em igual situação com os alunos de cursos tradicionais", completa.

Por Geórgia Rodrigues.
Fonte: Jornal A Cidade, Ribierão Preto, SP.

 

3 comentários:

  1. Isto é a realidade atual de um processo inovador e de sucesso, diante das situações que o cotiano nos impõe e de um mundo cada vez mais agitado e de constantes mudanças, onde o indivíduo não tem tempo e sim tarefas, dividindo seu dia em prioridades, a solução para o aprimoramento/aperfeiçoamento é esta, o estudo no momento que disponibilizamos. É fato que nem todos os cursos podemos adequar ao nosso momento, mas a maioria sim, portanto não podemos deixar a oportunidade passar, aquele que deseja deve aproveitar. Cresce a oferta, cresce a qualidade e também a procura. Na eminência de um futuro onde o estudo nos proporcionará uma melhor qualidade de vida não se pode "dar o luxo" do disperdício.
    Este é o caminho.

    ResponderExcluir
  2. Olá Spada Online,
    A Educação a Distância têm obtido um crescimento gigantesco em nosso país, a aceitação das empresas e da própria população têm feito a diferença nessa modalidade.

    ResponderExcluir
  3. Realmente está reportagem é muito interessante e está muito atual, pois tenho visto em minha cidade como a aceitação da educação a distância cresceu. É uma chance para todos que não tiveram a oportunidade de estudar, com essa modalidade muitos brasileiros tem visto o possível acontecer.

    ResponderExcluir